Categoria: Rivista Onlline - Edizione Ottobre 2015

O livro, Eat, Play, Sleep, (ATRIA Books - Simon e Schuster, Inc) (Amazon.com) com prefácio de Cindy Crawford, que muito sucesso está tendo entre as mães e os pedagogos, descreve como um guia prático os primeiros tempos de um ser que chega a terra, para ter a suprema experiência: a Vida! é bem pragmático, quase um livro didático, que deveria ser introduzido no curriculum escolar.

Empreender o trabalho de acolher um ser para o qual entrar neste planeta é sempre um trauma, quando não o é também para os progenitores, pois as mudanças serão um grande desafio. O percurso do recém nascido do inicio ao fim será uma corrida a obstáculos onde ninguém é poupado, entre comedias e tragédias, dramas e traumas alguns ficarão no caminho outros vencerão.

Luiza pode te ensinar algo. Seu filho/a nasceu, o que vai fazer agora? Você é daquelas que acha que sabe tudo? 

A vinda da criança na descrição da Luiza será o interlúdio entre a chegada, e a primeira infância? Ou o prosseguimento de onde veio? Foi o novo chegado desejado? Como e por quem será acolhido na sua viagem  entre nós? A  escolha dele e dos pais foi afortunada? Muitas crianças vêm contra sua própria vontade e os pais podem escolher o momento errado para ter filhos.  O amor será um alimento imprescindível para o seu crescimento físico, emocional e intelectual, sem ele tudo dará errado.

No método dos ‘3 minutos’ Luiza explica os primeiros passos que devem ser percorridos seja em relação a criança como da mãe que deve ter habilidade, paciência, atenção e abertura e o apoio  do pai e do  grupo familiar e da sociedade para iniciar uma nova relação, no livro a orientação  se estende até os 9 meses, mas em alguns aspectos vale para a vida toda.

Uma criança com boa rotina aprende a dormir mais rápido a noite ao contrario das crianças imprevisíveis, no método exposto no livro,  é necessário pois ao recém-nascido  que sai de um estado de permanente movimentação durante o dia, pois a mãe trabalha, seja em casa como no escritório, anda, faz esportes, ginástica, de forma que o bebê pode dormir, depois do nascimento quando a mãe para a noite para descansar sem o balanço a criança já nascida acorda.

A alimentação também deve ser adequada evitando-se alimentos artificiais, como sucos e leites em pó, higiene e indumentário fazem parte integral da orientação que Luiza descreveu.

Na questão do aleitamento, cada mamada é uma refeição completa , pois o leite materno é rico em proteínas e sais minerais, contem gorduras que deixam o bebê satisfeito e com energia, além de fornecer proteção contra doenças.

Para as mães a amamentação diminui o sangramento pós-parto , o risco de câncer de útero, mama e ovário, dá proteção contra anemia e ajuda a perder o excedente de peso.

A leitura é agradável, mostra passo a passo o que através de muitos anos de observação e aprendizado a escritora pode aprender e agora repassar aos leitores. O livro pode ser um ótimo presente para os  casais que iniciam  este percurso. No desdobramento dos primeiros tempos da existência de seus filhos, você também esta sendo educado criando novos ábitos, novas disciplinas e  uma experiência altamente positiva pode ser introduzida na família.

Utopia do casamento

Do sonho dos trovadores a realidade

Isto não está no livro. O casal sai do matrimonio e a metamorfose inicia, ela agora entra numa nova família.

Ela, para ele, depois da lua de mel, não será mais a donzela alegre de olhos azuis, sedutora, sorridente e disposta, agora tem direitos e deveres, agora se prepara para outros objetivos, ter casa, filhos, em muitos casos prosseguir na carreira. Ele não será só o formoso mancebo, fortee galhardo,  mas deverá ter um bom desempenho, sair de manhã e voltar só a noite. No ideário pré-casamento  dele, dos seios da donzela devia jorrar o elixir dos deuses, de seus lábios o néctar, da cópula a êxtase dos céus, mas agora não é bem assim. Também para ele  a descida para a realidade inicia a ser um fato, a companheira não mais donzela mas mulher imperceptivelmente começa a mostrar suas faces.

Margaret Thatcher em suas memórias fornece alguns dados sobre as  doenças sociais  da família e a  quebra dos casamentos e diz que 1 em 4 crianças nascem de pessoas não casadas, que 1 em 5 crianças experimentam antes dos 16 anos a separação dos pais, que mães solteiras normalmente são mais pobres, que em famílias instáveis as crianças tem dificuldades no aprendizado. Se deduz que a revolução libertária de 1968  inspirada por delinquentes sociais e que com tanto entusiasmo a contracultura foi empreendida pela juventude a um custo bem barato  de então, tornou-se cara nos anos 80-90 e agora seu custo social é enorme.

Também se deduz que para transformar um ser humano em um deus, o próprio DEUS tem tido muito trabalho sem muito sucesso, tem conseguido mais  resultados em criar diabinhos...  que por transformação isóbarica podem tornar-se seres humanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edizioni 2015