Categoria: Rivista Online - Edizione - Maggio 2015

Nos primórdios dos tempos, era paleolítica posterior, a luz conhecida pelo “homo erectos” advinha das estrelas e planetas no Céu. A luminosidade do fogo produzido na terra, até o seu domínio pelos humanos era a natural pela ação de raios, incendiando arvores; vulcões e jazidas petrolíferas rasas.
A curiosidade dos primatas acerca desse fato natural, caracterizado pelo movimento e brilho nos céus, principalmente do sol, e da lua, deu início ao estudo empírico da luz que nunca mais parou, estando a humanidade neste III Milênio se defrontando com teses , pesquisas, conquistas científicas avançadas, com progressos e descobertas sucessivas inimagináveis e, acreditem caros leitores e leitoras, estamos apenas começando a “era da luz”.
A luz como pressuposto da vida, pois indutora da fotossíntese, dentre outras, também é responsável pela eliminação de distâncias de uma forma nunca possível na história, com o advento da Internet , permitindo mídias sociais, telefonemas de baixo custo, vídeo conferências. São dados de luz ultracurtos pulsando e propagando em fibras óticas da espessura de um fio de cabelo, conectando o mundo inteiro “just in time“.
O Século XXI dependerá da Fotônica, que é a ciência e a tecnologia que geram, detectam e controlam fótons ou partículas de luz. A Fotônica serve de base para smartfones e laptops, internet, aparelhos médicos em geral, ópticos * e oftalmológicos em especial, tecnologias de iluminação e de quase tudo no mundo atual. A maior produção de fótons advém da luz do sol que atinge o Planeta Terra, forçando cientistas e Governos do mundo inteiro se conscientizarem da necessidade do domínio das energias limpas como recursos inesgotáveis para aumentar a sustentabilidade no meio-ambiente , redução drástica da poluição do ar para saúde global e diminuição dos desastres naturais.
As empresas na área da fotônica e tecnologias de iluminação (led) e automacão ( smart grid) estão em plena evolução científica e tecnológica, com impacto na economia mundial, em consonância com os desafios da sociedade moderna, tais como geração de energia e eficiência energética ; envelhecimento saudável da população ; clima e segurança. O reflexo econômico-financeiro com as conquistas da fotônica no mundo é de aproximadamente E$300 bilhões de Euros , projetado para E$600 bilhões em 2020.
Entre 2005 e 2011, o crescimento da indústria fotônica foi duas vezes maior que o PIB mundial.
A iluminação que conhecemos no dia-a-dia em residências, casas e prédios em condomínios, escolas, comércio, indústria, prédios públicos, monumentos históricos logradouros ou ruas , praças, túneis, e demais usos do cotidiano do cidadão, representa 20% do consumo mundial de eletricidade, com tendência a aumentar nas próximas décadas, sem prejuízos ao meio ambiente, face a equação da fotônica , de que poderemos ter mais por muito menos.
O Século XX se notabilizou pelas conquistas da Eletrônica; o Século XXI será da Fotônica.
ROMA SE REVESTE DE LUZ NO ENCONTRO DOS LIGHTING DESIGNERS
A escolha da cidade de Roma para sediar a Convenção de Profissionais de Lighting Designers - PLDC – 2015 – foi magnífica pois que a “cidade eterna” é um centro cultural mundial em todas as artes, , berço da civilização Ocidental , com destaque na história e arquitetura que atravessa milênios , na iluminação de monumentos históricos e sítios da antiguidade, o que proporcionará aos “desenhadores da luz” viajar no tempo e dar asas a imaginação para novos e inéditos projetos, garantindo sucesso no futuro da “profissão das profissões” que cada vez mais se impõe como arte do Século XXI..
De 28 a 30 de outubro, estarão abertas as portas do PLDC para lighting designers, arquitetos, universidades, pesquisadores fabricantes e clientes para receber informações na área da luminociência e luminotécnica de alta qualidade, com oportunidades reais de networking internacioanal.
As principais empresas da Itália - IGUZZINI; LINEA LIGHT; REGGIANNI ; TARGETTI, dentre outras 70 participantes não menos importantes, farão uma festa inesquecível com muito brilho, ciência e tecnologia, alimentação primorosa e bebida farta, marca registrada dos encontros realizados anteriormente pelos os organizadores e responsáveis do maior evento mundial de desenhadores da luz – PLDC.
É oferecido aos participantes o Gala Dinner, um jantar realmente de pompa e glamour para confraternização , imperdível ; são oferecidos prêmios aos concorrentes que se destacam com trabalhos inéditos, sendo um momento de oportunidades para bons e auspiciosos negócios.
Vale a recomendação de visitar a Cidade-Estado do Vaticano, dentro de Roma; se possível a iluminação noturna da fachada da Igreja de São Pedro Apóstolo , estruturada por lighting designers da Empresa Pública Acea S.P.A., responsável pela iluminação das duas cidades recomendadas.
PEDRO PAULO MARQUES CAJATY
Jornalista Correspondente
Notas do autor:
Idade de Ouro Islâmica – 1.000 anos da óptica árabe.
O ano 2015 marca o milésimo aniversário de surgimento de KITAB al-MANAZIR, o notável tratado de sete volumes sobre óptica, escrito pelo grande cientista árabe considerado o pai da óptica moderna, da oftalmologia, da física experimental e da metodologia científica IBN al-HAYTHAN.
foto:wikipedia-torange-it.com

INDICE
Edizioni 2016
-
Rivista Online - Edizione - Gennaio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Febbraio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Marzo 2016
-
Rivista Online - Edizione - Aprile 2016
-
Rivista Online - Edizione - Maggio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Giugno 2016
-
Rivista Online - Edizione - Luglio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Agosto 2016
-
Rivista Online - Edizione Settembre 2016
-
Rivista Onlline - Edizione Ottobre 2016
-
Rivista Online - Edizione - Novembre 2016
-
Rivista Online - Edizione - Dicembre 2016
Edizione 41
Edizione 40
Edizione 39
Edizione 38
Edizione 37
Edizione 36
Edizione 35
Edizione 34
Edizione 33
Edizione 32
Edizione 31
Edizione 30
Edizione 29
Edizione 28
Edizione 27
Edizione 26
Edizione 25
Edizione 24
Edizione 23
Edizione 22