Categoria: Rivista Onlline - Edizione Ottobre 2016

Com o apoio institucional do Ministério da Defesa , Forças Singulares e com  planejamento e coordenação da ABIMDE- Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança e  suporte  da    APEX-BRASIL  – Agência Brasileira e Promoção de Exportações e Investimentos, a 4ª MOSTRA BID BRASIL 2016 , transcorreu de 27 a 29 de setembro  em Brasília-DF, no  Centro de Convenções da Capital Federal   gerando oportunidades de negócios nacionais e internacionais num clima alvissareiro  para visitantes e expositores.

Em  cerimônia solene  de abertura em confortável auditório , o evento  contou com a participação efetiva do Ministro de Estado de Defesa Raul Jungmann que definiu  o norte procedimental para as  futuras  relações do Estado com a sociedade civil, ora   convocada a participar e integrar o programa de *defesa nacional  “ latu sensu”, deixando explícito que esse tema é dever e direito de todos os brasileiros.

Com discursos alinhados , o Ministro Jungmann,  o presidente da ABIMGE descortinaram uma nova senda para o empresariado de bens e serviços  que podem ter no mercado da Defesa forte demanda, quer na produção de bens ,   quer na de serviços ,   formação de mão-de-obra  especializada e assessoramento técnico  para  ocupar nichos abertos e bons negócios.
A característica dessa  Mostra Bid Brasil 2016  em relação às anteriores é  a conclamação governamental  da sociedade organizada -  produtora e consumidora  -   a  participar  de um  novo ciclo  de * Defesa Nacional  ,  sem prejuízo   dos objetivos ortodoxos permanentes   aqui  relembrados de aproximação do nosso mercado produtor  de  adidos militares , membros diplomáticos e representantes de forças armadas externas.
 
A repercussão foi imediata  atraindo um público  visitante  de civis  em número bem superior aos militares , resultando  numa interatividade de categorias que, no passado não muito distante,  se estabelecia por um divisor indelével. 
Entre oferta de aviões  militares convencionais e não tripulados ;  carros de combate ; lanchas;  mísseis; turbinas;  torpedos; painéis solares para iluminação led;   surpreendentes casas    confortáveis  de montagem imediata para ocupação de até seis pessoas, erguidas em menos de uma hora;     um delicioso feijão com linguiça em embalagem industrial militar;  vestuário e calçados ;  aerossóis à base de pimenta  e facas específicas  para selva  e  defesa pessoal,   vários negócios foram  realizados “ just in time”, mostrando a versatilidade das relações comerciais proporcionadas no evento.   Nos   serviços  encontramos desde entidades fundacionais como a EZUTE,oferecendo assessoramento e  gestão  superior,  até  Empresas Públicas,   EMGEPRON e AMAZUL.
 
Dois estandes   mais    visitados   foram o  acústico  de tiro, onde se podia utilizar, em total segurança,  pistolas automáticas e fuzis de assalto e o cockpit de um espetacular jato militar de última geração,  provisionado com mísseis balísticos de longo alcance trazendo um frenesi aos aficionados.E S P E T A C U L A R  !!!
A mensagem de maior relevância da 4ª. Mostra BID Brasil 2016  é que o País detém   maturidade, preparo e equilíbrio  para resolver seus conflitos internos e externos de forma pacífica e ordeira, índole e vontade  de nosso  povo, podendo alçar patamares  de   destaque e maior importância no novo ordenamento mundial, neste Século XXI.
Reconhecida pelos participantes e expositores como sucesso absoluto, a 4ª. Mostra Bid 2016 entra para o calendário oficial de feiras do Distrito Federal como “ point de visitação” e bons negócios.
 
Pedro Paulo Marques Cajaty.
Jornalista, Advogado , Diplomado pela Escola Superior de Guerra
Nota do Autor: * Defesa Nacional é o somatório das defesas comunitárias e individuais.
Ver mais:
www.mostrabidbrasil.com.br        www.emgepron.mar.mil.br         www.amazul.gov.br 
 
Credito fotografico: Rossi Comunicacão - Karen Gobatto